GLOMERULOPATIAS

As Glomerulopatias, também conhecidas como “glomerulonefrites”, são doenças que acometem os glomérulos, uma das estruturas renais constituídas por uma rede de capilares sanguíneos responsáveis pela filtração do sangue.

Ela é classificada em primária quando a sua origem e acometimento é restrito aos rins ou secundária a alguma doença crônica (diabetes mellitus, obesidade, hipertensão, rim único), neoplásica (mieloma múltiplo, linfoma, câncer de próstata, mama, intestino, pulmão), autoimune (lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide), infecciosa (hepatites B e C, HIV, dengue, esquistossomose, covid), medicamentosa (anti-inflamatórios, antibióticos, quimioterápicos).

Os pacientes portadores de glomerulonefrites podem ser assintomáticos com simples alterações urinárias (achados na urina tipo 1 de leucocitúria, proteinúria, hematúria), insuficiência renal aguda (elevação de creatinina sérica, diminuição de diurese), síndrome nefrótica (proteinúria acima de 3,5 g/24horas, hipoalbuminemia, dislipidemia, anasarca), síndrome nefrítica (hematúria de origem glomerular, hipertensão arterial, diminuição da diurese).

Na maioria das glomerulopatias primárias indica-se a biópsia renal para determinar a etiologia e direcionar o tratamento específico. Dentre elas, as principais são: Glomeruloesclerose segmentar e focal (GESF), Doenças de Lesões Mínimas (DLM), Nefropatia Membranosa (NM), Glomerulonefrite membranoproliferativa (GNMP), Nefropatia por IgA.

O Nefrologista atua no diagnóstico e tratamento precoce, evitando a progressão para insuficiência renal crônica e necessidade de terapia renal substitutiva.

glomerulo1200